Ouvido

O ouvido é composto de três partes : o ouvido externo e médio asseguram e transferência das ondas sonoras ao ouvido interno, mais precisamente à cóclea, que transforma este estímulo em mensagem nervosa.

As três porções do ouvido: ouvido externo (E), ouvido médio (M) e ouvido interno (I)

Esquema do ouvido

oreille_gene_po

O ouvido externo é composto da orelha ou pavilhão e pelo canal auditivo externo, separado do ouvido médio pelo tímpano. No ouvido médio a membrana timpânica encontra-se ligada mecanicamente, através da cadeia ossicular (martelo, bigorna e estribo, ao ouvido interno.

A porção do ouvido interno responsável pela audição tem uma forma espiral pelo que é designada cóclea ou caracol.

Ouvido externo e médio : transmissão do som

Ouvido externo: é composto da orelha ou pavilhão e pelo canal auditivo externo, e tem como função captar, amplificar e transmitir o som ao ouvido médio.
 
Ouvido médio: tem como função transferir as ondas sonoras do meio aéreo para o liquido e estruturas cócleares.De forma sucinta, a superficie do timpano é 20 vezes maior que a janela oval que encerra a cóclea. O sistema timpano-ossicular multiplica a força exercida sobre o tímpano permitindo a transmissão das vibrações do meio aéreo aos líquidos cocleares.

Esquema da transmissão do som

Ouvido interno ou cóclea: Transformação do som em mensagem nervosa

O ouvido interno comprende 2 órgãos sensoriais: o vestíbulo que tem papel fundamental no equilíbrio e a cóclea que é o receptor auditivo.

Da cóclea à célula ciliada

O papel da cóclea é transformar a vibração dos líquidos e estruturas adjacentes em mensagem nervosa. Esta função é assegurada pelas células sensoriais (ciliadas) do órgão espiral (de Corti).Estas células passam a mensagem auditiva aos neurónios cócleares que vão transmiti-la ao cérebro através do nervo auditivo

Células ciliadas visão de superfície

HCs_site

Última atualização: 2016/08/10 11:57