Percepção: música

A música é a arte de combinar os sons de maneira harmónica e expressiva para que sejam percebidos como agradaveis. É uma arte interpretativa que anima a nossa sociedade e evolue segundo os seus costumes. O carácter agradavel depende dos nossos hábitos, da nossa educação, das circunstâncias, etc.Para alguns o "cantar" do vento será percebido como música, enquanto para outros não passará de ruido.Sendo assim, a percepção da música depende da sua estrutura sonora mas também da pessoa que a ouve.
Algumas caracteristicas fundamentais da música são descritas abaixo.

A nota

O timbre e a intensidade

De modo geral, uma nota descreve a altura dum som (agudo ou grave). Nunma partitura musical, uma nota é um símbolo que representa a altura e duração dum som.

  1. Altura duma nota
     Uma nota é composta por várias frequências. A frequência mais baixa, chamada frequência fundamental, é a que define a altura do som. Quanto mais baixa a frequência fundamental,mais grave será o som.Inversamente, quanto mais alta a frequência, mais agudo será o som.
  2. Duração duma nota
     A duração duma nota corresponde ao tempo durante o qual é emitida. Por exemplo, para marcar o fim duma obra, utiliza-se uma nota longa e sustentada.

O timbre e a intensidade

O timbre

A frequência fundamental está associada a outras frequências, designadas harmónicos, que variam em função da fonte sonora (ex. os diferentes instrumentos) e determinam o timbre...

Intensidade

Está relacioda com força utilizada no instrumento para a emissão da nota.
 A intensidade sonora, forte ou fraca, pode sugerir sentimentos de cólera, suspense ou ternura e as variações de intensidade sensaçações de vertigem ou instabilidade...

Tuba

Trombeta

Flauta

Fagote

Contrabaixo

Violino

A melodia e a harmonia

A melodia

É uma sucessão de notas agradáveis ao ouvido.

A harmonia

Resulta da produção de diferentes sons ao mesmo tempo. No exemplo, as três notas produzidas ao mesmo tempo constituem um acorde. O acorde é a base da harmonia.

Harmonia

O ritmo e o tempo

O ritmo
É o arranjo da duração das notas e das pausas no tempo.A utilização de diferentes ritmos ao mesmo trecho musical resultará em músicas diferentes.
 
O Tempo
É a velocidade de execução dum trecho musical. Uma velocidade lenta pode sugerir sentimentos de doçura, pesar, gravidade....Inversamente, a rapidez de execução pode traduzir alegria, dinamismo ou medo...

Ritmo

Referência

Tempo

Última atualização: 2016/08/10 17:52