Tous droits réservés © NeurOreille (loi sur la propriété intellectuelle 85-660 du 3 juillet 1985). Ce produit ne peut être copié ou utilisé dans un but lucratif.
A cóclea é frágil; É necessário protege-la ! De entre os factores de risco há um que assume particular relevo, o ruído intenso. A exposição a níveis sonoros elevados destoi de forma irreversível as células sensoriais e provoca surdez e acufenos.
Inimigo nº1: o ruído !
Atenção, nós só temos um número limitado de células ciliadas à nascença (menos de 15000) ! Se estas células morrem, não voltam a crescer.
Esta animação representa, à escala duma célula sensorial, os estragos causados por sons (ruido) muito fortes.
Até aos 80-85 dB, a célula (e o nosso potêncial auditivo) não sofre.
Acima deste nível, os cílios são progressivamente destruidos, até que desaparecem totalmente: a célula morre e perde-se o potêncial auditivo; Surge assim surdez, que pode ser total se todas as células sensoriais sofrerem o mesmo destino.
Exposição ao ruído e perigo para o ouvido !
Esta escala de níveis sonoros (em dB) classifica os sons ambientais en 4 categorias:
- até aos 80 dB (verde), não há qualquer risco para o ouvido, qualquer que seja o tempo de exposição;
- de 80 a 90 dB (amarelo), aproximamos-nos da zona nociva, mas os riscos limitam-se a exposições de muito longa duração;
- de 90 a 115 db (vermelho), o ouvido está em risco: Quanto mais forte o som, menor o tempo de exposição é necessário para provocar lesão;
- acima de 115 dB (castanho), os ruídos impulsivos (muio bréves) provocam imediatamente lesões irreversíveis.
Sons e ruídos perigosos: Relação intensidade/duração, legislação
Nesta segunda ilustração aborda-se novamente os sons perigosos, insistindo na relação entre a intensidade e o tempo limite de exposição.
Directiva 2003/10/CE do Parlamento Europeu, 06/02/2003
A legislação actualmente em vigor não pressupõe a protecção total do ouvido !
- Não permitir que um leitor de MP3 não ultrapasse os 100dB é um aspecto positivo, mas será necessário dizer que a sua utilização por mais de 2 horas por dia a 90 dB é perigoso para a audição!
- A limitação do nível sonoro duma discoteca a 105 dB, protege certamente os vizinhos, mas é necessário esclarecer que os clientes não se devem expor mais de 30 minutos a uma intensidade de 100 dB! No que se refere aos DJs, estes começam a estar conscientes destes riscos: reparem como muitos já protejem os seus ouvidos.
- Quanto à legislação do trabalho, começa agora a ser aplicada de forma rigorosa nas fábricas, aeroportos, etc., mas ainda é necessário consciencializar os cidadãos para os riscos que se correm na construção civil, pequenas oficinas ou na utilização, sem protecção auditiva, de bermequins, regarbadeiras e outros máquinas ferramentas.
- Do mesmo modo, se é obrigatória a utilização de protectores auriculares nas salas de tiro, qual é o caçador que utiliza protecção?
Facebook Twitter Google+